quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

As apostas do mercado imobiliário para 2023

A melhor forma de acertar uma previsão é evitá-la; ou então, como a antiga sibila, predizer de forma suficientemente ambígua o futuro, para que todos os resultados caibam numa frase. Acertar o que vem pela frente é sempre mais difícil de explicar o passado quase nunca o futuro é o que se projetava. É a dança das circunstâncias e seus efeitos. Dito isto e correndo todos os riscos , seguem aqui algumas previsões e expectativas para o mercado imobiliário em 2023.


  • A volta do Minha Casa Minha Vida.

Não, não apenas o nome volta (essa eterna discussão de paternidade de programas), mas, sim, acredita-se em uma possível expansão da habitação econômica. Os motivos são vários: desde orientações de governo até, mais importante, o aumento de valor do imóvel no programa, mais crédito, e, sobretudo, uma demanda latente com pouco estoque disponível nas principais cidades brasileiras; Curitiba inclusive.

 

  • Aumento da taxa de locação e suas consequências.

O novo censo dirá que o mercado de locação cresceu, devido à renda e à baixa oferta adequada. Nesse sentido, mais empreendedores irão observar como atender a esse mercado de locação. Estamos falando de apartamentos mais compactos e mais centralizados.

 

  • Mais esforços de construção sustentável.

Houve a COP27, e começa a existir maior pressão ambiental da sociedade como um todo. Esse movimento que já é bem forte no setor, aos poucos vai se disseminar mais. ESG [environmental, social and governance, na sigla em inglês] pode ser mais uma dessas siglas da moda, mas o aspecto ambiental começa a se fazer mais presente nas construções e não será diferente em 2023.
 

  • Back to the office.

Quem ainda não voltou ao escritório, vai voltar. Claro, com umas folguinhas de sexta-feira e uma segunda em trânsito, que ninguém é de ferro. Apenas para alguns, lembremos.


  • A taxa de juros será o assunto do ano.

Como a relação é direta entre taxa de juros e mercado imobiliário, todos vão querer saber se, quando e quanto baixará a taxa de juros básica da economia. Todo investimento depende dela e, em última instância, o ritmo da mesma condiciona fortemente a construção civil.


Sim, a taxa de juros, arriscamos, será quase o único assunto do setor. Se mais alta e por mais tempo, haverá menos mercado. O contrário é igualmente verdadeiro. Então a pergunta real é: quando vai baixar a taxa de juros? Não arrisco nenhuma previsão.


Fonte: Gazeta do Povo | Dezembro 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar