segunda-feira, 19 de setembro de 2022

A nova tendência na construção civil Rooftop

Uma nova tendência nos empreendimentos são os modelos de arquitetura internacionais, e um desses modelos é o Rooftop, visto cada vez mais no Brasil, tanto em edifícios comerciais, como residenciais. A palavra “Rooftop” vem do inglês e sua tradução é “telhado”. Isso quer dizer que o rooftop nada mais é do que um terraço feito de maneira sofisticada e inteligente com o objetivo de enaltecer uma vida mais completa, saudável e interessante para quem mora ali.

Esse modelo se destaca nos imóveis residenciais, sendo a opção perfeita para quem busca um momento ao ar livre, uma vista privilegiada e conforto, sem abrir mão de morar na cidade. O que é mais bacana no Rooftop é que vai muito além de um simples terraço, se tornou um espaço de convivência, área de lazer e pode contemplar ambientes como academia, salão de festas e até piscina com borda infinita, sendo as possibilidades ilimitadas e essa vista é acessível a todos os moradores e seus convidados.

Esse cenário propícia o ambiente perfeito para desfrutar momentos únicos, dá para se imaginar descansando após um dia agitado, contemplando a vista e o ar livre, talvez com uma taça de vinho ou livro.


 

O rooftop chegou para trazer tudo isso de maneira ainda mais completa.

O rooftop vem ganhando destaque nos principais centros urbanos brasileiros. Aliás, você consegue encontrar esses espaços indo à bares e restaurantes famosos em São Paulo, assim como em Curitiba.

Mas, agora você também pode morar num lugar com essa característica, em vez de apenas frequentá-lo algumas vezes. Isso quer dizer que os edifícios residenciais estão incorporando o rooftop em seus projetos, especialmente quando os apartamentos são de alto padrão. 


Vantagens de morar num edifício com rooftop

Um dos principais atrativos e diferenciais do rooftop é a vista que o espaço apresenta. Mas, claro, vai muito além disso. O local é também uma área social no topo de prédios que oferecem outras opções de lazer e diversas vantagens.

  •  Privacidade

Quem não quer ter um espaço privado e que seja capaz de oferecer comodidade e lazer ao mesmo tempo? Por isso, os espaços de convivência localizados em terraços são uma boa opção para quem deseja privacidade e momentos de descontração com piscinas, academias, entre outros.

Sendo assim, você pode ter mais tranquilidade para aproveitar os momentos de lazer sem que todos estejam olhando, como é o caso das áreas que se localizam no térreo de prédios. Com o rooftop você tem total liberdade e privacidade para curtir bons momentos ao lado da família e amigos sem que haja outras pessoas transitando no espaço.

Em outras palavras: o acesso de condôminos e pessoas que estão no prédio apenas de passagem é mais difícil, já que o local fica no último andar do prédio. Assim, oferece mais privacidade aos convidados.


  • Tranquilidade

Com a privacidade, o conceito rooftop oferece também tranquilidade. Se você vive em grandes cidades, provavelmente sente falta de momentos de descontração, mas com calmaria, como por exemplo, se desligando de ruídos comuns.

Quando se está no alto de um terraço, você consequentemente fica distante de toda a agitação e barulho de buzinas e sons. Além disso, você fica menos exposto a barulhos de outras áreas presentes no próprio condomínio, como salão de festas, quadra de esportes e brinquedoteca etc. 


  • Qualidade de vida

Como pudemos observar, o rooftop oferece muito mais do que somente praticidade, a qualidade de vida também está totalmente presente no conceito. Isso por conta do lazer que o espaço ao ar livre oferece. Estar ao livre e em contato com a natureza tem efeitos positivos para a saúde física e emocional. Assim, o rooftop garante mais qualidade de vida para os moradores, já que está num espaço com muita luz e ventilação natural.

Outro atrativo é a qualidade de vida, um belo exemplo disso são as academias no Rooftop, que a cada novo empreendimento são mais modernas e equipadas, o que estimula a prática de exercícios físicos, algo que transforma a usabilidade da área de lazer, por deixar mais próximo e prático, sem precisar se deslocar até uma academia fora do condomínio.


  • Vista privilegiada

Às vezes, tudo o que a gente precisa para acalmar a mente é um momento sozinho, em silêncio, longe de todo o turbilhão. Sabemos que os moradores de andares mais altos sempre contaram com o privilégio de uma vista única. Porém, agora com os espaços coletivos no terraço, qualquer morador pode usufruir de belas imagens proporcionadas pela cidade. Você pode ver o nascer ou o pôr do sol no rooftop.

Por isso, mesmo que você more em andares mais baixos, com o novo conceito de terraço sofisticado, pode-se utilizar a área para criar uma rotina de vida mais equilibrada e saudável. Ou seja, você pode-se usá-lo por alguns minutos ou horas do seu dia para ler um livro, ouvir música, meditar ou simplesmente contemplar o nascer ou pôr-do-sol poderá ter acesso às melhores vistas da cidade em que reside.

  • Lazer de alto nível

O rooftop de lazer é projetado para promover o máximo em conforto e funcionalidade para os moradores. Além disso, é um espaço bastante requintado em termos de paisagismo e conta com decoração de alto padrão. Nesse sentido, podem ter lounge gourmet, cozinha equipada, piscina e até spa. O projeto de design de interiores privilegia o “estar ao ar livre”. Assim, privilegia os elementos da natureza, especialmente a madeira em móveis e objetos.


  • Projetos personalizados

Rooftop nos trouxe o conceito de lazer de alto nível que se aplica com total sofisticação e muita criatividade. Eles são projetados com o objetivo de aproveitar da melhor forma o espaço, oferecendo conforto e funcionalidade.

Além disso, sempre com a premissa básica de garantir o convívio harmônico e a integração de todos os condôminos. Toda a elegância do paisagismo é aproveitada, trazendo um pouco de verde para um espaço que antes era totalmente de concreto.

Sendo assim, se trata de uma ótima opção para quem busca um refúgio da agitação comum presente na rotina diária das grandes metrópoles.


Agora que você já sabe da importância do conceito, chegou o momento de buscar por empreendimentos que te ofereçam um rooftop qualificado e que seja capaz de suprir suas necessidades. Como é o caso dos empreendimentos assinados pela Immobile Arquitetura com o Smart Residence e Grand Smart e outros que virão.

Fontes: Swell Construções, Tarjab e Brio Office | Setembro 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar