sexta-feira, 16 de abril de 2021

O mercado imobiliário poderá ter um crescimento de 5% a 10% em 2021.

Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) projeta, para o mercado imobiliário em 2021, um crescimento entre 5% e 10% ante 2020. A estimativa também considera um crescimento em torno de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, o avanço de reformas como a administrativa e a tributária, e a manutenção das taxas de juros do financiamento imobiliário em patamares baixos. 
Fonte: Freepik
 
Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (CRECI-SE), Sérgio Sobral, o que poderia, no entanto, frustrar essa projeção é os preços dos insumos e o risco de desabastecimento de produtos.

Segundo Sérgio Sobral, “isso faz com que o setor ainda tenha receio em novos lançamentos, principalmente depois da suspensão do Programa Casa Verde e Amarela”. O mercado é muito sensível às ações do governo e “Toda ação adotada, gera um efeito. Se por um lado temos que ter otimismo, por outro, precisamos de cautela”, concluiu.

O superaquecimento dos custos afeta também as margens de rentabilidade das empresas como no caso de unidades do Casa Verde e Amarela já vendidas. Isso acontece porque no mercado de baixa renda não há correção das parcelas dos clientes pelo INCC, pois o cliente é encaminhado para o financiamento bancário logo após fechar o contrato com a construtora.

Fora do Casa Verde e Amarela, a solução das empresas tem sido repassar os ajustes para o preço final dos imóveis. Aí, sim, os contratos são corrigidos pelo INCC, o que ajuda a preservar as margens. Por outro lado, há uma preocupação do empresariado de que o reajuste expressivo onere excessivamente os mutuários e acabe por gerar incapacidade de pagamento.

Fonte: CRECI-SE | Abril 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar