terça-feira, 13 de abril de 2021

Conheça a casa impressa em 3D que é a primeira no mundo a receber moradores

Os objetos impressos em 3D estão cada vez mais comuns e mais acessíveis. Então, por que não imprimir moradias? Essa ideia já é real e, inclusive, uma casa impressa em 3D na França é a primeira a receber moradores. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa casa?

  • CASA IMPRESSA EM 3D
A casa fica em Nantes e possui 95 metros quadrados e quatro quartos. A casa foi projetada por arquitetos e pesquisadores e programada em uma impressora 3D. As camadas de parede foram impressas a partir do chão. Essas paredes são compostas por camadas de poliuretano preenchidas com cimento, o que as torna espessas, isoladas e com alta durabilidade. 


Um detalhe é que ela foi construída entre árvores antigas da propriedade. O design da casa também e diferenciado: as paredes são curvas, o que promove a melhor circulação de ar e, assim, reduz os efeitos provenientes de umidade. Ainda, há controles digitais para pessoas com deficiência.

O projeto é do município local com a Universidade de Nantes. Ele é como um experimento antes de iniciar a impressão em massa de casas com menor custo e de forma mais rápida. Isso porque a revolução da impressão 3D também acelera o processo de construção.
 


A casa em Nantes foi impressa em 54 horas. A demora na construção foi proveniente do acabamento, que envolveu a instalação de telhado, janelas, portas e outros itens e levou cerca de 4 meses. Agora, os construtores acreditam que podem imprimir a mesma casa em apenas 33 horas.

  • CUSTO E FUTURO DAS CONSTRUÇÕES IMPRESSAS EM 3D
O custo da construção foi de, aproximadamente, €200.000 (cerca de R$850 mil). Ele representa uma redução de 20% no custo de construções tradicionais em alvenaria. Com a redução dos custos da tecnologia, a expectativa é de que o custo seja redução para 25% nos próximos 5 anos e que, dentro de 10 ou 15 anos, chegue a uma redução de 40%. 

Atualmente, o idealizador do projeto sonha em criar um bairro da mesma forma. Ele também trabalha em um projeto de impressão de casas 3D no Norte de Paris e em um edifício comercial de 700 metros quadrados. Ele tem inclinação para projetos de habitação social e, quando idealizava o projeto da casa em Nantes, queria criar uma casa de habitação social e com arquitetura moderna.

A primeira família francesa a habitar essa casa em Nantes é a primeira no mundo a morar em uma casa impressa em 3D. Com a impressão 3D, acredita-se que os arquitetos poderão ser mais criativos e terão mais liberdade na hora de projetar as formas das casas que serão construídas. Como não há geração de resíduos considerável, a casa impressa em 3D também é considerada mais sustentável.

Fonte: Blog da Arquitetura | Abril 2021
Referências: BBC; Génie-inc; Intellivoire; Le Moniteur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar