sexta-feira, 29 de março de 2019

Primeiro Aberto de Arquitetura e a nossa participação

O CONCURSO

A Weefor é uma incorporadora com pouco tempo de atuação no mercado imobiliário, que surgiu com base na vontade de transformar a realidade do mercado imobiliário, inspirada nos novos padrões que estão surgindo na sociedade, dando forma a novos jeitos de viver. 

"Nossa missão é desenvolver projetos que atendam as reais necessidades das pessoas e transformem as cidades em que vivemos" (weefor.arq

E como forma de proporcionar essa mudança, ela está lançando o 1° aberto de arquitetura que selecionará e contratará um projeto arquitetônico para o seu primeiro empreendimento residencial no bairro Água Verde na cidade de Curitiba/PR. Trata-se de um concurso que será feito em uma unica etapa, que selecionará as 03 melhores propostas apresentadas, sendo que a vencedora terá o responsável contratado pela incorporadora para o desenvolvimento do projeto legal, conforme especificado no edital.

"O objetivo do concurso é apoiar a Arquitetura como disciplina fundamental para o desenvolvimento social e privado. Buscamos pensar junto com aquelas mentes que colocam o seu talento à disposição das pessoas, e não à disposição do mercado.
Queremos arquitetos dispostos a usar a sua força de ação e todo o seu conhecimento técnico em prol de algo maior e melhor, que integra pessoas, histórias e cria novas conexões com as cidades. Buscamos trabalhar ao lado daqueles que irão arquitetar a vanguarda, oferecendo novas experiências que se distanciam da realidade repleta de velhos padrões" (ArchDaily Brasil)

O objeto do concurso foi a apresentação, por parte dos inscritos, de um anteprojeto de arquitetura para um edifício residencial (habitação coletiva), com área de aproximadamente 5.250,00 m², em um terreno de 1.383,60 m². A proposta deveriam obedecer e ter como base as instruções do edital, do termo de referência e dos demais arquivos bases do concurso.

NOSSA PARTICIPAÇÃO 😎


Nós da Immobile Arquitetura escolhemos participar deste concurso, para demostrar como é possível conceber um produto imobiliário que seja envolvente, relacionando às necessidades dos futuros moradores, que tenha ligação direta com a rua e com a comunidade local e que seja viável economicamente. Buscamos reproduzir as discussões inerentes a esta relação espaço e pessoas, mercado e convivência, produto imobiliário e cidades levantando questões quanto a reflexão sobre como empreendimentos imobiliários devem trazer em seu nascedouro conceitos além dos custos, envolvendo a cidade, seu bem-estar, sua vizinhança e sua inserção à malha urbana.

Fachada Frontal, Rua Pará


Fonte: Equipe técnica

Fachada Frontal, Rua Mato Grosso



Fonte: Equipe técnica


Em nossa proposta abordamos a arquitetura pensada, que é uma das nossas bases de projeto, e diante de alguns pontos de discussões, desenvolvemos o estudo conceituando com mais duas linhas de atuação. A primeira seria a importância da relação do edifício para com a rua, permitindo que através dos “olhos da rua” de Jane Jacob, alcançássemos maior vigilância natural do próprio empreendimento. E a segunda, mas não menos importante, seriam os desenhos de interação através dos conceitos de “Pocket Park”, que trazem um novo olhar sobre os espaços livres, com a criação de espaços compactos com uso de elementos vegetais, sombreamento, mobiliários e acessibilidade. Conseguimos desenvolver um produto imobiliário com novas conceituações urbanas, seguindo as prerrogativas apresentadas pela WEEFOR.

Buscamos envolver o produto de tal forma que o passeio envolve nossas áreas de vivência, permitindo uma maior relação entre os futuros moradores, transeuntes e vizinhos, criando uma relação saudável entre o espaço público e privado, permitindo maior comunicação, interação e segurança entre as pessoas.

Fonte: Equipe técnica

Playground "Pocket Park", Rua Pará

Fonte: Equipe técnica

Entrada principal, Rua Pará

Fonte: Equipe técnica

Academia ao ar live "Pocket Park", Rua Pará

Fonte: Equipe técnica

Juntamente com as discussões conceituais levantamos inúmeros pontos quanto a morfologia do edifício, dos aspectos físicos do terreno, do entorno e especialmente da pesquisa desenvolvida. Partimos para entender cada premissa destacando aqueles itens que nos trariam ao desenvolvimento do partido, aliando conceitos e interações práticas e legais. A localização do terreno em uma esquina nos permitiu maior comunicação com o meio urbano, maior interação com a composição de duas fachadas principais e com a própria relação viária dos nossos acessos para com as vias. A premissa pela quantidade de unidades e suas tipologias nos desafiaram no desenvolvimento da lâmina, onde incansavelmente buscamos a relação custo beneficio com norte para a viabilidade do projeto. Não seria possível conceituar um novo projeto, inovador, diferenciado em suas interações urbanas, mas que não fosse comercialmente viável.

As ideias não saíram do papel apenas para atender as demandas apresentadas com tipologia, números de unidades, quantidade de pavimentos, e restrições legais, como também incorporaram a nova busca no desenvolvimento de produtos imobiliários restritos ao mercado, mas livres para comunicar com seu público consumidor e com a cidade. O projeto arquitetônico deixando de ser produto do meio para fazer parte desse meio. Diante das premissas o estudo segue a composição de apenas uma única torre com 08 pavimentos, sendo subsolo, pavimento térreo, 1º pavimento com apartamentos (06 unidades) e áreas comuns de lazer, 03 pavimentos tipo I e 03 pavimentos tipo II, totalizando 51 unidades.

Votação Publica 

O 1° aberto de arquitetura traz como diferencias, a escolha da melhor proposta por voto popular, ou seja, terá uma premiação para o projeto que for mais votado. Essa escolha poderá ser feita na pagina da Weefor na internet, onde estarão publicadas as propostas para votação. Qualquer pessoa poderá escolher o projeto e votar.

A votação está aberta até o dia 12 de abril de 2019. Os projetos foram identificados por numero de inscrição, o nosso foi o 136, confira e se gostar dê uma força, nos dando seu voto! 😃

Portanto convidamos você para conhecer melhor nossa proposta 😉. São 03 pranchas que apresentam o projeto de forma técnica e conceitual, abordando as soluções propostas e os matérias utilizados.


  Acompanhe todo o processo no instagram 👉


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar