segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Gentileza Urbana e a Transformação dos Bairros

A gentileza urbana valoriza lugares, atrai visitantes e muda a relação entre pessoas e lugares onde vivem. Você sabe identificar um lugar que investiu nesse tipo de construção? Ou conhece algum empreendimento assim no seu bairro?

Mas afinal, o que é Gentileza Urbana?
O conceito na arquitetura tem o objetivo de definir um empreendimento que adiciona em sua estrutura um projeto para toda vizinhança, não só os seus moradores, levando uma alternativa de lazer para uso de todos.

Geralmente essas instalações começam ainda no estágio da obra e por isso têm um impacto social com todos ao redor. O uso de intervenções, por exemplo, protege os entornos e também vira uma atração quando elas apresentam uma decoração criativa e diferenciada.

Depois de finalizadas as construções, as atrações ganham espaço nas instalações e viram opções de entretenimento para os arredores. 


Exemplos de Gentilezas Urbanas   

Áreas com parques infantis, praças, pet places, garagens de bicicletas, arquitetura biofílica, banquinhos contemplativos e integrações com conveniências próximas são algumas das muitas possibilidades para transformar espaços.

Inúmeros são os benefícios de ter uma construção assim em um bairro e não só para os moradores, mas também para vizinhos, visitantes, para a biodiversidade e sustentabilidade.

Projetos ao Redor do Mundo 

 

  • Sky Garden – Londres 


Um grande jardim de inverno foi construído no último andar de um edifício e tem uma vista incrível da cidade. O lugar é ideal não só para quem está no empreendimento, mas para vizinhos e turistas.

O edifício comercial oferece a área gratuitamente para o público. O espaço conta também com um bar e algumas mesas, banquinhos espalhados entre as diversas plantas e escadarias laterais que levam para um segundo nível. 


  • Córrego de Cheonggyecheon – Seul


O local passou por uma revitalização ao longo dos anos, sendo transformado aos poucos. Em 2003, com o projeto de tornar Seul uma cidade mais ecológica, a restauração do riacho tomou forma e virou um espaço para todos.

O que no passado era escondido por um viaduto, hoje abriga um dos pontos mais bonitos e famosos da cidade. A estrutura tem locais para sentar, uma ponte de pedras entre o rio e uma iluminação incrível durante a noite, o que torna o lugar um verdadeiro ponto de paz no meio da cidade.

  • Oscar Freire – São Paulo


Um dos endereços mais nobres de São Paulo também oferece gentilezas urbanas em sua extensão. É comum encontrar nas calçadas bancos feitos de madeira e natureza integrada, espaços com mesas e cadeiras, áreas para bicicletas e pontos com água para animais de estimação.

Além das famosas lojas, a rua também conta com espaços de uso público, feitos com muita criatividade e que deixam o local ainda mais bonito.

  • Goiânia – Goiás 


Um projeto em Goiânia vem ganhando destaque: uma calçada com estrutura para os pets. O local, que será instalado em um empreendimento, contará com lixeira anti-odor, suporte para sacolinhas de lixo e bebedouro para cães e gatos.

Uma pesquisa do IBGE de 2013 mostra que o Brasil é um país com um número elevado de famílias com pets, superior até aos de crianças com menos de 14 anos. Esse tipo de espaço já se adapta à nova realidade social, além de permitir a integração dessas famílias.

Fonte: Alliance | Agosto 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar