Se você passar em frente a essa discreta casa de 3 andares localizada na Summer Road, em Cambridge, Massachusetts, provavelmente não imaginaria a alta tecnologia arquitetônica e de engenharia da residência.
|
Crédito da foto: Forbes |
A casa, conhecida como House Zero, possui mais de 4.600 metros quadrados e foi construída em 1924. Ganhou este nome com as reformas tecnológicas que permitiram zero emissões de carbono e requer quase zero de eletricidade de rede para aquecimento e resfriamento, além de reduzirem os gastos de energia em 90% comparado a casas similares. Ela possui aproximadamente 300 sensores, monitorando mais de 17 milhões de pontos de dados diariamente e é uma experiência do professor de arquitetura de Harvard e diretor do centro de Cidades e Edifícios Verdes do Campus,Ali Malkawi.
Ele notou que enquanto as alterações climáticas continuam a acontecer – e as temperaturas, a subir – será cada vez mais necessário transformar prédios e edifícios antigos em estruturas eficientes em termos energéticos.
O objetivo do professor Malkawi hoje é liderar esse movimento e a partir dos dados da House Zero gerar softwares que tornem essa tecnologia acessível e replicável em outras construções no mundo inteiro.
Simples ajustes levam a melhorias tanto no planeta e meio ambiente como no próprio bolso. Algumas das soluções presentes na casa:
- Janelas e claraboias maiores para ventilação e captaçã de luz natural durante o dia e à noite;
- Sensores que fazem as janelas abrirem e fecharem quando detectado alto teor de CO2 no ambiente;
- Detectores de temperatura para identificar quais cômodos da casa precisam de mais resfriamento ou aquecimento de ambientes;
- Isolamento térmico atraves de jeans azuis usados para manter a temperatura amena tanto no calor quanto no inverno.
Ou seja, conforto, praticidade e zero gasto com ar condicionado ou aquecimento, pois a casa inteira e o software de inteligência foram projetados para o morador nao se preocupar mais com isto.
''Essa estrutura é a primeira tentativa para que possamos entender o comportamento complexo dos edifícios'', diz Malkawi, que mantém seu escritório na House Zero.
Para obter resultados mais eficientes, o professor considera replicar a experiência em outros lugares, como Colômbia e China, entre outros.
Este movimento de sinergia entre criatividade, inovação e sustentabilidade na construção civil é importante no âmbito da responsabilidade social e ambiental, uma vez que as necessidades surgem a partir do desenvolvimento das sociedades. A tecnologia, portanto, é um caminho para a evolução e consolidação deste setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário