sexta-feira, 15 de maio de 2020

Casa de 96 anos Futurista e auto- sustentável?


Se você passar em frente a essa discreta casa de 3 andares localizada na Summer Road, em Cambridge, Massachusetts, provavelmente não imaginaria a alta tecnologia arquitetônica e de engenharia da residência.

Crédito da foto: Forbes

A casa, conhecida como House Zero, possui mais de 4.600 metros quadrados e foi construída em 1924. Ganhou este nome com as reformas tecnológicas que permitiram zero emissões de carbono e requer quase zero de eletricidade de rede para aquecimento e resfriamento, além de reduzirem os gastos de energia em 90% comparado a casas similares. Ela possui aproximadamente 300 sensores, monitorando mais de 17 milhões de pontos de dados diariamente e é uma experiência do professor de arquitetura de Harvard e diretor do centro de Cidades e Edifícios Verdes do Campus,Ali Malkawi.

Ele notou que enquanto as alterações climáticas continuam a acontecer – e as temperaturas, a subir – será cada vez mais necessário transformar prédios e edifícios antigos em estruturas eficientes em termos energéticos.

O objetivo do professor Malkawi hoje é liderar esse movimento e a partir dos dados da House Zero gerar softwares que tornem essa tecnologia acessível e replicável em outras construções no mundo inteiro.

Simples ajustes levam a melhorias tanto no planeta e meio ambiente como no próprio bolso. Algumas das soluções presentes na casa:

  • Janelas e claraboias maiores para ventilação e captaçã de luz natural durante o dia e à noite; 
  • Sensores que fazem as janelas abrirem e fecharem quando detectado alto teor de CO2 no ambiente; 
  • Detectores de temperatura para identificar quais cômodos da casa precisam de mais resfriamento ou aquecimento de ambientes; 
  • Isolamento térmico atraves de jeans azuis usados para manter a temperatura amena tanto no calor quanto no inverno. 

Ou seja, conforto, praticidade e zero gasto com ar condicionado ou aquecimento, pois a casa inteira e o software de inteligência foram projetados para o morador nao se preocupar mais com isto. 
''Essa estrutura é a primeira tentativa para que possamos entender o comportamento complexo dos edifícios'', diz Malkawi, que mantém seu escritório na House Zero.

Para obter resultados mais eficientes, o professor considera replicar a experiência em outros lugares, como Colômbia e China, entre outros. 

Este movimento de sinergia entre criatividade, inovação e sustentabilidade na construção civil é importante no âmbito da responsabilidade social e ambiental, uma vez que as necessidades surgem a partir do desenvolvimento das sociedades. A tecnologia, portanto, é um caminho para a evolução e consolidação deste setor. 



Fonte da matéria Startse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a

IMMOBILE Arquitetura

Ela foi idealizada em 2008 pelo arquiteto e urbanista Expedito Junior, com o objetivo de criar e implementar projetos de alta performance e profundidade técnica, executados para atingir os melhores índices de rentabilidade de acordo com a individualidade de cada empreendimento e negócio. Constituída por uma equipe de profissionais que possuem diferentes visões de mercado, procuramos manter um relacionamento estreito com os investidores, construtores e principalmente possibilitando a maior eficiência e agilidade nos processos de criação, regularização e entrega.




Assine Nosso Feed

Assine a nossa newsletter para receber as últimas notícias do blog diretamente em seu E-mail. Fique tranquilo, também não gostamos de SPAM

Você também pode gostar