Leonardo Benevolo (Fotogramma) |
Benevolo estudou arquitetura na Universidade de Roma, onde se graduou em 1946. Ensinou história da arquitetura no Ateneo, e depois nas Universidades de Florença, Veneza e Palermo. Seus escritos (principalmente o livro História da Arquitetura Moderna, publicado nos anos 60) foram disseminados e traduzidos para muitos idiomas, rendendo ao arquiteto fama internacional a ponto de ser reconhecido hoje em dia como um dos historiadores mais ilustres da arquitetura e urbanismo.
História da Arquitetura Moderna de Leonardo Benévolo é parte de uma etapa essencial da aprendizagem de qualquer estudante de arquitetura e uma referência indispensável para qualquer arquiteto. Continua a ser a melhor biografia dos dois últimos séculos de arquitetura e seu contexto histórico e social.
O arquiteto estudou a evolução dos vários movimentos e tendências, abordando não apenas os trabalhos e projetos mais emblemáticos, mas também a influência que a arquitetura exerceu no desenvolvimento da tecnologia e da indústria, o aparecimento de movimentos de vanguarda, as mudanças e transformações socioeconômicas e políticas. Benevolo se tornaria, ao lado de Giulio Carlo Argan, Bruno Zevi e Manfredo Tafuri, uma das personalidades italianas mais influentes em relação à arquitetura moderna. Além de ser autor de livros, como As fontes modernas urbanas (1995), A arquitetura do novo milênio (2006) e da longa entrevista intitulada O fim da cidade, de 2011.
Além da atividade educacional, Leonardo Benevolo desenvolveu uma atividade profissional intensa, o que o levou a projetar e construir a nova sede da Feira de Bolonha, o masterplan de Ascoli Piceno, o plano do centro histórico de Bolonha e o plano regulatório de Monza (1993-1997), entre outros. Em Brescia, a cidade onde escolheu viver, tinha um escritório onde trabalhava com os seus filhos Alessandro e Luigi.
Benevolo nasceu em Orta San Giulio (na província de Novara) em 25 de setembro de 1923. Estava doente há algum tempo e faleceu em sua residência em Cellatica (Brescia).
Matéria publicada originalmente no site archdaily.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário